quarta-feira, 23 de maio de 2012

Secretaria de Educação e Esportes lança edital do programa Bolsa Atleta 2012

 
A Secretaria de Estado de Educação e Esporte – SEE lançou nesta terça, 22, a segunda edição do programa Bolsa Atleta. O programa visa apoiar atletas que estejam em plena atividade esportiva e que possuem bom desempenho em competições nas categorias estudantil, estadual, nacional e internacional. As inscrições da primeira fase de seleção começam hoje, dia 22 de maio e encerram dia 21 de junho.
Segundo o Secretário Adjunto de Esportes, Mauro de Deus, este ano novos critérios foram estabelecidos, visando aprimorar a seleção. Entre eles, está a criação de um edital específico para a categoria estudantil e outro edital contemplando as categorias de alto rendimento: estadual, nacional e internacional.
Mauro de Deus afirma ainda que o número de bolsas é proporcional ao número de inscritos e que os recursos este ano são maiores, mas os critérios são mais rigorosos. “Possuímos cerca de R$ 320 mil de recursos para o fornecimento das bolsas. O Bolsa Atleta é um programa seletista, específico para resultados. Dessa forma, seremos rígidos no processo de seleção”, adverte o Secretário.
Na categoria estudantil, concorrerão ao Bolsa Atleta os atletas que tenham obtido bons resultados em competições de nível estudantil em 2011, e que, consequentemente, se encontram em fase de preparação para futuras competições. A seleção tomará por base boletins oficiais dos Jogos Escolares, Jogos Paraescolares e Jogos Universitários realizados no Acre em 2011.
Já nas categorias estadual, nacional e internacional, poderão requerer à Bolsa os atletas que possuem reconhecidos índices e classificações em competições Estaduais, Nacionais ou Internacionais em 2011 e que sejam reconhecidos por suas respectivas entidades de administração do esporte. Além disso, esses atletas devem se encontrar em fase de preparação para futuras competições.
De acordo com o Secretário de Educação e Esportes, Daniel Zen, o Bolsa Atleta existe para premiar aqueles que se destacam nas diversas modalidades. “O programa veio para contribuir com o treinamento dos atletas de rendimento, que possuem o talento realçado, incentivando-os a continuar obtendo resultados”, ressalta.

Para o Mestre Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) essa iniciativa deve ser parabenizada. “Eu vejo que o Bolsa Atleta ajuda muitos atletas, evitando que eles desistam por falta de incentivo, o que acontece em muitos outros estados. Não tenho dúvidas de que o Acre possuirá um grande número de vencedores, por exemplo, nas Olimpíadas de 2016”, disse Carlos.

O ciclista Alexandre Alatrach, 18, acredita que o programa fornece uma ajuda muito grande. “Durante os treinamentos, precisamos de alimentação, de manutenção pessoal, além da reposição de peças para que possamos treinar adequadamente”, afirma.

O programa Bolsa Atleta possui uma grande importância para os atletas portadores de necessidades especiais, em diferentes modalidades. O jogador de basquete cadeirante, Frank Brito, 26, declara que o projeto vai incentivar mais o esporte paraolímpico, pois fornece recursos para que os atletas possam unir o útil ao agradável.

Os formulários, editais e informações a respeito da aquisição das bolsas estão disponíveis no link: download de arquivos.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Vai Começar a fase municipal das Olimpíadas Escolares 2012, em Cruzeiro do Sul.


Vai começar maior festa do esporte educacional em Cruzeiro do Sul


As Olimpíadas Escolares sem dúvida,é um dos mais esperados eventos esportivos do ano em Cruzeiro do sul. Os professores de Educação física,juntamente com os técnicos amigos da escola,  começam montar suas equipes logo no início do ano. São elas de Futsal ,Voleibol, Atletismo, Handebol,Basquete,Xadrez e Taekwondo.

Dentro das escolas a movimentação e expectativa é grande entre estudantes,Professores e direção das mesmas. O espírito toma conta e acaba contagiando a todos. É bonito ver o ginásio lotado, e as equipes dando o melhor de si, na tentativa de elevar o nome de sua escola e fortalecer a luta por novos talentos no esporte.

Mas devemos observar o verdadeiro objetivo dos jogos escolares, que tenta se reformular a cada ano. A coordenação das olimpíadas escolares, tenta implantar uma metodologia nos jogos, que tenha um caráter mais pedagógico e que possa servir de parâmetro social na vida dos participantes e de toda comunidade escolar.
Não podemos adotar somente pó espírito competitivo e ter como objetivo único a vitória dentro da quadra ou na pista. Precisamos usar o esporte como fator de mudanças de comportamento, e do perfil do estudante atleta.

Não somente cabe ao professor de educação física esta tarefa, mas sim, da direção do colégio e da organização dos jogos. A partir de então as olimpíadas escolares ganhará um formato diferente, sendo ela, uma ferramenta de transformação, afirma o Coordenador do Núcleo de Esporte da SEE em Cruzeiro do Sul; (Francisco Panthio).
Em Cruzeiro do Sul, as Olimpíadas Escolares, tem um histórico brilhante. Temos aqui, a única equipe acreana até hoje, a se tornar campeã na fase nacional da competição. Quem não lembra, da Escola São José, campeã nacional em 2007, com a equipe de voleibol masculino sub – 14. 

Por tanto, nesta quarta-feira dia 16, as 16:00 horas no Teatro dos Náuas, acontecerá a cerimônia de abertura da fase municipal das Olimpíadas Escolares 2012. Já na quinta-feira dia 17 ao dia 25 de maio, todos estão convidados para conferir nossos futuros talentos, disputarem o título de campeão 2012. 

As competições de Futsal,Voleibol, Handebol e Basquetebol, acontecerão durante todo dia, no Ginásio Poliesportivo Jader Saraiva Machado. Já as competições de Atletismo, Xadrez e Taekwondo, serão realizadas na Vila Olímpica.

Venha torcer pela sua escola, faça a festa da Inclusão Social através do Esporte Educacional.