sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Mudança da Sociedade, passa pelas ações Sociais

Batizado com jato d’água marca início da 3ª Edição do Projeto Bombeiros Mirins

Escrito por Voz do Norte
BMirim 2 ofocialUma solenidade no Teatro dos Náuas, na manhã desta quarta-feira (15) marcou o início da 3ª Edição do projeto Bombeiros Mirins que foi implantado em Cruzeiro do Sul na gestão do major Moisés no comando do 4º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (4º BPCIP) e desde o ano passado se tornou um projeto do Governo do Estado.

Bombeiro Mirim é um projeto fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente. Na sua primeira edição em 2010 foram atendidos 45 adolescentes em Cruzeiro do Sul. Em 2011 foram 90 e em 2012 serão 400 adolescentes participantes em todo Estado. Em Cruzeiro do Sul serão 80 e em Rodrigues Alves 40.
Durante 10 meses os adolescentes que são alunos das escolas Tancredo Neves, Absolon Moreira, Antonio de Bairros Freire, São José vão receber noções de civismo e práticas na área desportiva para fortalecer e ajudar na formação do seu caráter.
Mais de 400 Bombeiros Mirins iniciaram suas atividades em todo o Estado do Acre, sendo sua atividade uma ferramenta importante para a sociedade acreana. Muitos jovens estão sendo pauta dos noticiários de polícia e o Corpo de Bombeiros se antecipa e com o projeto que leva cidadania para os participantes.
O coronel BM Gondim, comandante do Interior, representou o comandante Geral do Corpo de Bombeiros e avaliou como sendo muito positivos os resultados do projeto que levaram o governador Tião Viana a garantir recursos para o desenvolvimento das ações.
O comandante destacou que o Projeto Bombeiro Mirim tem a grande importância de ensinar às crianças um pouco do que um bombeiro faz e o governo viu a importância do projeto e o tornou uma ação governamental.
“ A cada ano o Bombeiro Mirim está sendo aprimorado, começou na corporação de Cruzeiro do Sul atendendo 45 famílias. Em 2012 serão 400 adolescentes atendidos. Temos instrutores capacitados, a cada ano o projeto está sendo reformulado, vamos atender neste ano uma turma no município de Rodrigues Alves e o resultado é muito satisfatório”, disse o coronel.
Segundo o coronel Gondim para participar do Bombeiro Mirim os adolescentes tem que estar matriculados na rede pública de ensino, tem que ter boas notas e ter entre 12 e 14 anos de idade.
O coronel agradeceu o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte e destacou a atenção do secretário Daniel Zen que fez um bom investimento para a melhoria do projeto.   
O major Moisés foi o idealizador do Projeto Bombeiro Mirim destaca que agora se tornou um projeto governamental que em 2012 vai atender 400 adolescentes em todo o Estado.
“ O Corpo de Bombeiros sempre trabalha com prevenção. Tivemos esta ideia de trabalhar com adolescentes para garantir valores pessoais e livrá-los de muitos perigos. Começamos de forma humilde atendendo 45 famílias com um resultado muito bom para os jovens que inclusive tiveram melhoria no rendimento escolar. O projeto ganhou notoriedade no Estado e o Governo entendeu com uma boa coisa para a sociedade e o tornou um projeto governamental que está construindo valores importantes para a juventude. Agradecemos a Deus pelo fato de ser um projeto que contribui para a formação da cidadania dos jovens”, disse.
“ O Bombeiro Mirim é um bom projeto onde colocamos nossos filhos”, destacou o comandante do 4º BPCIP, major Araújo, na entrevista à imprensa. “ É preciso destacar o trabalho do major Moisés, que agora está na capital, mas sempre luta pela melhoria de vida da nossa população mais carente”, reconheceu.
O capitão James Clay é o sub-comandante do 4º BPCIP, mas já exerceu o comando da corporação por vários anos e destacou a importância do Projeto Bombeiro Mirim, que iniciou em Cruzeiro do Sul e tem como objetivo trabalhar valores de cidadania, respeito e disciplina.
“ O futuro que desejamos amanhã temos que trabalhar hoje. Se bem educarmos nossos jovens no presente não vamos precisar puni-los no futuro. Os Bombeiros Mirins são cidadão que serão o futuro do Estado e nestes 10 meses vamos ensinar o espírito de união onde a colaboração deles com o ambiente que vivem dará um local para se viver com pessoas educadas e habilitadas”, disse.
O diretor da Escola São José, Nilo Correia, prestigiou a solenidade e parabenizou o Corpo de Bombeiros pelo trabalho que tem dado resultados muito positivos nas escolas.
“ É um trabalho em parceria com as escolas, sou testemunha de alunos que tinham problemas de convivência escolar, mas depois de participarem deste projeto se tornaram pessoas melhores e bons alunos melhorando tanto externamente quanto internamente”, disse.
BMirim autoridades
 O soldado Bombeiro Militar Rogério é um dos instrutores do Bombeiro Mirim e destacou que o apoio do Governo do Estado já deu nova dimensão ao projeto e no início dos treinamentos os adolescentes já estarão recebendo os uniformes e o material necessário patrocinado pelo Estado.
“ Nossas atividades são basicamente  treinamentos de natação, educação física, conhecimentos de primeiros socorros, civismo, cidadania e meio ambiente. Com certeza nesse ano o trabalho vai ser ainda mais produtivo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário